Fim de ano é sempre oportunidade para retrospectiva dos principais acontecimentos marcantes do ano que terminou. Vale desde micos proporcionados por celebridades, até necrológio dos mortos famosos e as tragédias marcantes do ano. No âmbito da gestão de crises, relacionamos os principais eventos internacionais e brasileiros de 2010.
A relação não obedece a critérios cronológicos, nem de importância. Apenas enumera acontecimentos que provocaram crises e mereceram a atenção da mídia. A quase totalidade deles foi objeto de análise neste site. Algumas das crises mais graves foram contempladas com mais de um artigo.
Internacionais
- Acidentes nos EUA com carros Toyota e lentidão da empresa nas explicações e solução arranham imagem da maior montadora do mundo.
- Igreja Católica: denúncias de abusos sexuais por parte de religiosos em várias partes do mundo. Igreja demorou a se pronunciar e Papa teve que se desculpar.
- British Petroleum – BP – Vazamento de 740 milhões de litros de petróleo no Golfo do México durante quatro meses causa maior acidente ecológico dos EUA.
- Chile: soterramento de 33 mineiros a 700 metros de profundidade mobiliza o país para salvá-los. Resgate transformou o fato negativo numa vitória da técnica e da coragem.
- Agravamento do desemprego e da crise econômica nos Estados Unidos.
- Quebra das economias da Grécia e da Irlanda e problemas com Portugal e Espanha ameaçaram o futuro da União Europeia e do euro. Criado fundo de 500 bilhões de euros para resguardar a economia da UE.
- Guerra do narcotráfico na fronteira do México com EUA deixa milhares de mortos e empareda o governo no enfrentamento do crime.
- Erupção do vulcão Eyjafjallajoekull na Islândia provoca o maior caos aéreo na Europa, com o cancelamento de 100 mil vôos e prejuízo de bilhões às empresas aéreas.
- Terremotos no Haiti (200 mil mortos), no Chile (800 mortos e 1.500 mil casas danificadas) e na China (2 mil mortos). Tsunami na Indonesia provoca a morte de 340 pessoas.
- Presidente da Polonia e vários membros do governo morrem em acidente aéreo.
- Israel ataca navio procedente da Turquia com ativistas contrários ao boicote israelense a Gaza. Resultado: nove mortes.
- Divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos pelo site independente WikiLeaks, em conjunto com os jornais New York Times, El País, Le Monde, The Guardian e Der Spiegel acaba expondo mazelas diplomáticas de vários países.
Brasil
- Tragédias com deslizamentos em encostas e enchentes no Rio de Janeiro (256 mortos), São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, além de Alagoas e Pernambuco (57 mortos) deixam milhares de feridos e desabrigados pelo Brasil.
- Rombo de R$ 2 bilhões no Banco Panamericano, com maquiagem de balanços, expõe a fragilidade do sistema financeiro e a forma como negócios no Brasil são conduzidos. Empresário dono do banco assume prejuízo e salva a empresa.
- Receita Federal: quebra de sigilo de declarações de renda de políticos e de parentes do candidato da oposição mostram falhas graves de segurança na repartição.
- Correios - Desdobramentos da crise que começou em 2005: novas denúncias de corrupção e favorecimento, além de problemas de administração, com atrasos na entrega de encomendas e prorrogação de concurso faz governo trocar diretoria.
- Caso Erenice: denúncias de tráfico de influência da família da ex-ministra da Casa Civil acaba derrubando-a do cargo para preservar candidata oficial, que a indicou.
- Amapá: governador e outros 17 suspeitos são presos na Operação Mãos Limpas da Polícia Federal.
- Guerra urbana no Rio: confronto de traficantes com o governo leva caos às ruas do Rio de Janeiro e mobiliza autoridades, polícia do Rio, Exército e Marinha para invadir dois redutos tradicionais dos traficantes.
- Flamengo – Time de maior torcida do país teve imagem abalada por denúncia – seguida de prisão - contra o goleiro Bruno, ídolo da equipe, acusado de sequestro, cárcere privado e assassinato da ex-amante.
- Enem: erros nas provas e vazamento de dados de candidatos arranham imagem do exame nacional do ensino médio-Enem pela segunda vez.
- Crise nas universidades: bullyng coletivo na Unesp humilha alunas gordas e reitoria não encontra elementos para punir os responsáveis. Reitorias de outras universidades públicas são invadidas por alunos.
Quem foram os personagens de 2010, segundo o Estadão
Retrospectiva 2010
Foto: Gary Hershom: Reuters