As ideias são a moeda do século XXI. Mas a geração de grandes ideias é uma coisa; a capacidade de compartilhar e vender essas ideias de forma convincente é outra, completamente diferente. Em uma época de constantes distrações e com múltiplos apelos para distrair a atenção, fazer uma apresentação realmente poderosa e sedutora é uma arte para os mestres. No entanto, é uma cobiçada habilidade que todo o líder de pensamento precisa cultivar.
Em artigo na revista Forbes, o articulista Jim Nichols dá algumas dicas interessantes para o executivo utilizar na hora em que precisa se apresentar em público, seja para entrevistas, audiências, quanto para palestras, discursos.
Segundo Nichols, “tanto faz se tratar de uma reunião de estratégia interna, entre uma dúzia de gestores, que tomam decisões, ou uma conferência para centenas de formadores de opinião - ou se você é um executivo experiente, profissional em início de carreira ou empresário emergente - de qualquer modo, faça seu próximo compromisso (e assim, sucessivamente) informativo, educativo, inspirador, e acima de tudo, inesquecível.”
Embora o tradicional Power Point esteja hoje bastante questionado, o autor apresenta 10 dicas de como melhorar uma apresentação, “com curadoria de minha própria experiência e aconselhamento com profissionais, comprovadas para fortalecer suas habilidades de falar - e sua forte voz de liderança”:
1. "Conte uma história. Desde a infância, nós estamos conectados querendo ouvir grandes histórias. A maioria das conversas diárias são pesadas em dados e leve em histórias; no entanto, você precisa das últimas para reforçar suas ideias e levar as pessoas a quererem ouvir. Incorporar anedotas - a partir de sua própria experiência ou aquelas sobre outras pessoas e marcas (sucessos e fracassos) - e não tenha medo de ser emocional ou vulnerável; todos nós gostamos de nos conectar com palestrantes genuínos e relacionáveis.
2. Seja inovador. Sua liderança de pensamento centra-se em sua capacidade de ajudar o público a pensar diferente e agir. Apresente idéias e soluções inesperadas, surpreendentes, ou ofereça abordagens novas e diferenciadas para a resolução de problemas antigos.
3. Enfatize o visual. Se você estiver usando slides do Power Point ou similar, abandone as caixas de texto e slides e prefira elementos que tenham apelo visual. A pesquisa mostra que a maioria de nós aprendeu melhor quando a informação é apresentada em imagens e texto em vez do texto sozinho. Quando as ideias são entregues verbalmente - sem imagens -, o ouvinte consegue apreender cerca de 10 por cento do conteúdo. Adicione uma imagem e a retenção dispara para 65 por cento. Não só você vai ajudar as pessoas a se lembrar da sua mensagem, como você não vai estar lendo seus slides e o público não estará cochilando ou transmitindo mensagens de texto por baixo da mesa.
4. Seja relevante. Considere o que as pessoas na plateia já sabem sobre o assunto - e quanto eles se preocupam com isso. Se você admitir que eles têm mais conhecimento ou interesse do que eles realmente fazem, ou se você começar a usar gíria ou ficar muito técnico, você vai perdê-los. O palestrante mais engajado irá fazer um trabalho brilhante de muito rapidamente introduzir o tema, explicando porque eles se preocupam tão profundamente com isso, e convencer o público que ele deve também fazer isso.
5. Siga o fluxo. Se você desviar do seu trajeto original, não entre em pânico. Ninguém mais sabe o que você tinha planejado dizer. Ficar fora do roteiro, por uma distração inesperada, pergunta ou comentário, não vai fazê-lo perder o foco, se você está confortável com o seu material - e, muitas vezes, a digressão oferece uma oportunidade para reforçar um ponto valioso ou oferecer um novo. Observe atentamente a reação do público e ajuste a apresentação conforme essa reação. Tenha a confiança para improvisar, se necessário.
6. Domine o palco. Cada local é diferente, mas se você tiver a oportunidade de mover-se livremente, faça isso. Melhor do que ficar sentado. Em vez de se esconder atrás de um pódio ou encostado a uma mesa, caminhe ao redor do palco; faça contato visual com o seu público, e use gestos para a sua vantagem. Seja animado e transmita a sua paixão pelo assunto.
7. Ser acessível. Escolha apenas um ou dois meios através do qual você gostaria que as pessoas se conectassem com você durante ou após a apresentação. O Twitter é uma opção popular, pois convida as pessoas a postar "tweets ao vivo", se encontrarem algo particularmente interessante ou profundo no que você diz. O LinkedIn e seu blog ou site são outras opções. E não espere até o final para fornecer seus dados para contato. Deixe o seu público saber como eles podem chegar até você desde o início - e, em seguida, reforce no final.
8. Abra memoravelmente e encerre de forma criativa. Na maioria das vezes, os palestrantes ou oradores são apresentados antes de "subir ao pódio". Mas não dependa de alguém para cativar o público. Use a abertura da fala como uma oportunidade para ir além de seu currículo. Além disso, não perca uma oportunidade única no final da apresentação. O fecho da apresentação é a última impressão que o público vai ter de você – faça isso valer a pena. Deixe a plateia querendo mais e pronta para entrar em ação.
9. Chame para a ação. Falando em ação, faça o que seu público precisa fazer de forma tão clara e simples quanto possível. Histórias inspiradoras são encorajadoras, mas as pessoas não deveriam ser deixadas para conectar seus próprios pontos. Informe o público exatamente como aplicar o conhecimento que você compartilhou, na própria vida ou negócio. O que eles podem fazer - imediatamente - para colher os próprios resultados?
10. Pratique muito. Todos nós já ouvimos isso antes: a prática leva à perfeição. É um ditado usado em demasia porque é verdadeiro. Em seu livro Outliers, Malcolm Gladwell diz que leva 10 mil horas para alguém se tornar um especialista. A capacidade de entregar uma apresentação eficaz não é muito diferente. Grave você mesmo, usando vídeo se possível - para refinar a sua entrega. E, claro, quanto mais você estiver lá fora, falando e se apresentando, mais confortável, confiante e controlado líder de pensamento você será."
Outros artigos sobre o tema
Como melhorar apresentações no Media Training
Como escapar da ditadura do Power Point
O Power Point pode nos tornar estúpidos