A reputação tanto individual quanto corporativa sempre representou um ativo importante. Mas ela se transforma em capital decisivo na eventualidade de uma crise corporativa. Por que a reputação é o seu mais valioso ativo? No mundo conectado e online em que vivemos, com a rapidez do fluxo da informação, cresce a importância de proteger esse capital.
A empresa de gestão da reputação Digital Firefly ilustra a relação entre reputação e o core business das organizações mediante o cruzamento de vários dados. Eles mostram de forma bastante didática e clara como a reputação adquiriu um peso nas diversas instâncias de uma organização. As informações foram publicadas na Newsletter quinzenal de Jonathan Bernstein.
Vivemos também um tempo em que o consumidor cada vez tem mais poderes e instrumentos para exigir os próprios direitos e pressionar as organizações. Ele também preserva a própria reputação. Se não, vejamos alguns dados do infográfico da Digital Firely:
1) 80% dos adultos são muito ou quase sempre propensos a considerar a compra de produtos recomendados pela família ou pelos amigos.
2) 78% dos executivos que recrutam pessoal para as empresas procuram diversificadas fontes para saber mais sobre os candidatos e 35% os rejeitam com base nas informações coletadas.
3) 80% acreditam que a reputação do CEO é uma parte importante da reputação da empresa.
4) 90% dos consumidores acreditam na recomendação de outros.
5) 83% das empresas enfrentarão uma crise que irá impactar significativamente o preço das ações, entre 20 a 30%, durante os próximos cinco anos.
Gráfico resumido sobre a reputação das organizações