Rebekah Brooks, ex-editora-chefe da News International, e Andy Coulson, ex-editor do jornal News of the World e ex-porta-voz do Primeiro Ministro David Cameron, começam a ser julgados hoje no Reino Unido. Eles enfrentam a corte acusados de terem participado de um esquema de grampos ilegais em autoridades, celebridades e pessoas comuns, num dos maiores escândalos da mídia internacional.
O escândalo levou o magnata Rupert Murdoch, o todo poderoso dono da News Corporation, que domina as comunicações no Reino Unido e inúmeros veículos de comunicação na Austrália e nos Estados Unidos, a fechar o tablóide News of the World. Aos domingos, a tiragem do jornal era de 2,5 milhões de exemplares.
O longo processo apurou que muitos jornalistas, alguns atualmente presos, com o beneplácito de agentes da Scotland Yard, ambém indiciados, faziam grampos ilegais de fontes que pudessem gerar manchetes bombásticas, num tipo de jornalismo que se tornou muito popular no Reino Unido, o dos tablóides dominicais ou jornalismo de celebridades.
Nem a família real foi poupada dos grampos e calculam as autoridades que apuram o escândalo, que cerca de 600 pessoas teriam sido grampeadas, principalmente celebridades, artistas, jogadores de futebol, políticos e pessoas comuns que estivessem envolvidas em algum assunto que desse manchete. O jornal The Guardian, desde 2005 levantava suspeitas sobre os grampos desses tabloides. Mas o fato só se tornou escândalo, quando foi revelado que os jornalistas haviam grampeado o telefone de uma garota de dez anos, que havia desaparecido. Posteriormente, as autoridades descobriram que os jornalistas, com o respaldo da polícia, havia apagado mensagens no celular da menina, o que atrapalhou as investigações do assassinato.
Foto: Rebekah Brooks, ex-editora-chefe da News International.
Veja outros artigos para entender o escândalo
News of the world: "muito simples, nós perdemos nosso caminho"
Phone-Hacking: trial of Andy Coulson and Rebekah Brooks to begin
The Times: Conspiracy trial of News of the World journalists begins