bbc boaA reputação da tradicional rede de comunicação britânica BBC está definitivamente arranhada. O bullying na BBC é uma prática "sistêmica" e "institucional",  de acordo com dirigentes sindicais. Eles descreveram os testemunhos de tratamento injusto sofrido por alguns membros da equipe da Rede como "de chorar".

Não bastasse isso, nesta semana estourou mais um escândalo sexual. Stuart Hall, apresentador da BBC e um dos rostos mais conhecidos da TV britânica, admitiu ter abusado sexualmente de 14 meninas com idade entre 9 e 17 anos. Os abusos teriam acontecido entre 1967 e 1985.

A informação foi divulgada durante o julgamento do apresentador, por acusações de pedofilia em um tribunal de Preston, na Inglaterra. A sentença de Hall será anunciada dia 17 de junho. Até lá, ele permanecerá em liberdade. Segundo seu advogado, o apresentador pediu perdão às vítimas.

hall boa fotoDois meses atrás, Hall alegou que era inocente e afirmou que as acusações de abuso sexual eram "caluniosas, cruéis e espúrias". Stuart Hall tem 83 anos e durante 53 atuou em diferentes funções, como apresentador, repórter e comentarista esportivo. A polícia britânica teme que a publicidade em torno do apresentador iniba antigas vítimas de fazerem depoimento contra ele. Pelo menos seis vítimas irão representar contra ele na Corte pelo "enorme sofrimento" infligido pelo apresentador aos acusadores. 

Há duas semanas, uma outra denúncia serviu para agravar a reputação de seriedade amealhada pela BBC ao longo de 90 anos. Um repórter do programa Panorama conseguiu entrar na Coreia do Norte, passando-se por aluno da London School of Economics-LSE, e gravou imagens para divulgar no programa.

A atitude foi duramente criticada pela famosa escola de economia, por ter colocado a vida dos estudantes em risco e ter comprometido o programa de estudos que a Universidade mantém com vários países. O diretor BBC, Lord Patten, defende que a Rede deva continuar com o jornalismo investigativo. Mas a LSE exigiu que a reportagem sobre a Coreia do Norte não fosse divulgada pela Rede.

Bullying e assédio

Nesta quinta-feira, a BBC publicou um relatório resultante de um inquérito interno sobre bullying e assédio, encomendado na esteira do escândalo de abuso sexual do apresentador Jimmy Savile. A comissão descobriu  denúncias generalizadas de bullying e um procedimento de queixas inadequado,  o que significava que as preocupações dos denunciantes, muitas vezes foram ignoradas, segundo o jornal britânico The Guardian.

O escândalo do apresentador Jimmy Savile, que morreu em 2008, apareceu ano passado, quando centenas de pessoas o denunciaram por prática sistemática de abuso sexual, principalmente contra mulheres, durante vários anos.

A propósito da nova denúncia, Michelle Stanistreet, o secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas, disse: "É bastante claro que o bullying se tornou um problema institucionalizado na BBC, prática que se instalou na rede por muitos anos.

"Muitos [funcionários] perceberam que o bullying era permitido sem restrição,  já que esse comportamento chocante era praticado sob os narizes de administração. Eles não acreditavam que as reclamações implicassem qualquer reparação,” segundo a dirigente.

A dirigente sindical acrescentou: "A nossa submissão [ao inquérito BBC] era coisa de chorar -  as pessoas sofriam bullying por causa de sua sexualidade, ou sua raça; as mulheres foram submetidas ao mais terrível sexismo;  jornalistas foram atacados abertamente sobre sua idade e há muitos outros cujas vidas foram tornadas insuportáveis por nenhuma razão discernível. As pessoas são escolhidas simplesmente porque seu rosto não parece se encaixar.”

"O fato de a BBC estar agora tomando medidas e começar uma investigação do que é um problema tóxico só pode ser uma coisa boa.", diz a dirigente sindical.

Stanistreet acrescentou ainda que o Sindicato apresentou mais de 70 peças de testemunho, mas muitos outros membros tinham ficado com medo de ter suas próprias experiências chocantes incluídas no caso e que eles fossem identificados. O impacto sobre os indivíduos que já experimentaram o tratamento terrível no trabalho tem sido imenso ".

A evidência do Sindicato dos jornalistas ao inquérito é compreendida como contendo múltiplas acusações de assédio moral contra um único executivo, que foi nomeado em um dissídio coletivo por mais de 20 pessoas.

Stanistreet disse ao The Guardian que o programa de corte de cursos de 700 milhões de libras da BBC, liderado pelo ex-diretor-geral da BBC, Mark Thompson, tinha agravado o problema." A forma como os cortes de cargos foram realizadas exacerbou o problema, com alguns gestores utilizando o processo como mais uma oportunidade para apanhar e humilhar suas vítimas", disse Stanistreet. "É por isso que estamos apelando para uma moratória sobre os cortes."

Em outra reportagem, publicada ainda no dia 2, o The Guardian diz que o relatório trouxe á tona cerca de 37 queixas por assédio sexual na corporação, nos últimos seis anos, o que representaria um número bem pequeno (segundo a BBC), diante dos 22 mil empregados da Rede. A BBC recusou informar ao The Times quantas pessoas foram promovidas após os assédios sexuais. O relatório diz que "foram muito poucos casos".

O inquérito também escancarou o problema dos “conhecidos bullying” – reportados por múltiplos empregados em diferentes partes da BBC – que teriam sido ofendidos verbalmente e transformado a vida deles num “clima de ansiedade...e medo”. O novo diretor da BBC, Tony Hall, disse que partes do relatório fazem “uma leitura desconfortável” e determinou “tolerância zero contra o bullying”.

Veja a matéria completa do The Guardian:

BBC bullying is systemic and intitutioonalized, claims unions

Foto: JeffOvers/BBC/PA e Paul Cousans/Barcroft Media

Outras reportagens sobre os escândalos na BBC

BBC bullying highlights an issue across all of the criative industries

BBC bullying exposes broader cultural ills and poor management

BBC bullies 'creating climate of anxiety and fear'

BBC failed to stop bullying because it feared losing talent

Famoso apresentador britânico admite ter molestado 14 meninas

Oleada de denuncias contra famosos en Reino Unido por abusos sexuales

Publicity over arrest put Hall in the dock

Stuart Hall and BBC face compensation claims after sexual abuse case

Patten: BBC should continue investigative journalism

Timeline do escândalo de Jimmy Saville

Em crise, BBC enfrenta greve de Páscoa

Escândalo da BBC arranha ícone britânico

Redes Sociais

trheads novo2 redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto