O Facebook lidera entre as redes mais visitadas via computador, nos Estados Unidos, com 152,2 milhões de visitantes únicos, seguido do Blogger (58,5 milhões) e Twitter (37 milhões). Os dados são do relatório Nielsen, State of the Media: The Social Media Report 2012, publicado ontem.
O foco nos internautas norte-americanos reflete mais ou menos o que aconteceu em termos globais, quando se analisa o comportamento dos usuários nas redes sociais. Um mergulho no relatório permite uma visão do que aconteceu com as diversas redes em 2012, nos EUA. Dá também para imaginar o potencial de algumas redes para os próximos anos. Apesar de todo esse crescimento, os especialistas dizem que estamos apenas na infância das redes sociais.
Da pesquisa, constata-se que apesar dos 152 milhões de usuários, o Facebook teve queda de 4% no número de visitantes, se comparado com o ano de 2011, enquanto o Twitter cresceu 13%. Crescimento também tiveram Wordpress, 10%; Pinterest, 1.047%; Google, 80%; Tumblr, 55%. O Linkedin e o Blogger praticamente não cresceram. Impressiona também o tempo gasto nas redes pelos usuários. No mês de julho de 2012, o americano empregou 121 bilhões de minutos nas redes sociais, 37% maior do que os 88 bilhões de julho de 2011.
Quando se olha o mapa das redes sociais no mundo, percebe-se que o Facebook realmente se transformou na rede mundial, principalmente nos países mais desenvolvidos. O Brasil continua sendo conhecido pela liderança do Orkut, talvez um dos últimos países onde essa rede resiste.
As mulheres frequentam mais as redes sociais do que os homens. Mas a grande novidade é que mais pessoas estão entrando cada vez mais nas redes sociais via celulares smarthfones e tablets, embora o computador ainda lidere os acessos.
Dados mais completos foram divulgados no Brasil pelo Jornal do Empreendedor.