Amsterdam HolandaEntrou de férias? Vai viajar a serviço? Vai estudar no exterior? Se você está viajando pela primeira vez para o exterior ou não costuma viajar com frequência é bom estar atento. Preparar-se para a viagem não é apenas arrumar a mala e comprar as passagens. É preciso ficar atento a muitos detalhes que podem estragar o passeio. Isso vai desde documentos, vistos ou vacinas que são esquecidos, até cuidados que devem ser tomados no aeroporto, no avião e nos locais visitados.

Prepare-se para uma viagem ao exterior de modo bastante diferente de como se prepara para uma simples viagem pelo Brasil. Normas, fiscalização, documentação e rigor nas revistas são muito superiores.

Dicas para um turista iniciante não ter crises no exterior

- Passaporte - O principal documento que você deve carregar durante toda a viagem é o passaporte. Sem ele, você não sai do Brasil (a não ser para alguns países da América Latina) nem entra em qualquer outro país. Perdê-lo, portanto, é dor-de-cabeça na certa. Como você terá que apresentá-lo às autoridades, cuidado ao andar com o passaporte na mão e na confusão de malas de mão, revista no aeroporto, etc. para não perdê-lo. Ele também é um objeto cobiçado por ladrões e quadrilhas internacionais, para falsificação. Portanto, distraiu-se, alguém passa a mão no passaporte.

- Antes de viajar - Meses antes de viajar, você deve conferir a data de validade de seu passaporte. Não deixe para fazer isso às vésperas da viagem. Você pode ter surpresas desagradáveis. Uma delas, o passaporte estar vencido, o que impossibilitaria a viagem, uma vez que a Polícia Federal exige agendamento e um prazo para fazer a audiência de renovação do passaporte. Você deve ficar atento também a outro problema sobre a data de validade: em alguns países da Europa, por exemplo, é exigido passaporte com prazo de validade de três a seis meses a partir de sua entrada naquele país. Então, se a entrada, por exemplo, é em 5 de janeiro, e o vencimento do passaporte é 10 de março (estaria válido, portanto, no Brasil), sua entrada é impedida naquele país, porque exigem seis meses a partir do seu ingresso no país. Antes da viagem, faça uma ou duas cópias coloridas do passaporte. Ao sair, quando chegar ao destino no exterior, só use a cópia. Deixe o passaporte no hotel, em lugar seguro (cofre, mala chaveada, etc.). Não ande com ele, se não for embarcar. Não há costume no exterior de se exigir documentos, a não ser em viagens, para identificação, ou em casos raros nas ruas, como no uso do cartão de crédito. E mesmo nesse caso a cópia do passaporte é aceita. É importante que você sempre ande com uma identidade, mesmo a funcional ou a carteira de identidade brasileira ou de motorista.

Foto: Kavalenkava Volha - Amsterdã - Holanda.

Leia o Manual completo com amplas informações sobre o que você deve evitar ou programar para não transformar a viagem em pesadelo.

Como evitar crises em viagens ao exterior

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto