Coronavirus Seul desinfetandoDepoimento da ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, dá uma ideia de como o país conseguiu enfrentar o coronavírus, com baixa taxa de letalidade e sem prejudicar a economia. O depoimento foi publicado no site do World Economic Forum*, em 31 de março último.

Apesar de um aumento repentino de infecções, a Coreia do Sul agora está vencendo a luta contra o coronavírus COVID-19. As regiões compartilharam médicos e abriram seus hospitais para outros pacientes. Os testes estão no centro da estratégia de combate ao coronavírus do país.

Ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul explica como o país conteve o COVID-19

"Não importa que o meu país esteja se estabilizando e enfrentando isso", diz a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, explicando a abordagem que seu país adotou para o surto de coronavírus em uma reunião virtual da Força-Tarefa COVID do Fórum Econômico Mundial. . "O mundo deve superar isso juntos."

Desde o seu primeiro caso confirmado de COVID-19, no final de janeiro, a Coreia do Sul mostrou uma determinação diante do vírus que parece estar valendo a pena. Desde um aumento repentino no número de casos até sua decisão de implementar testes generalizados, a Coreia do Sul mostrou-se capaz de responder rápida e decisivamente.

“Nós agimos cedo. Mas grande parte disso nos surpreendeu - especialmente a rapidez com que o vírus se moveu”, explica a ministra. Os primeiros 30 casos identificados na Coreia do Sul foram tratados de maneira constante e diligente. Mas tudo isso mudou com a aparência do paciente 31.

“Depois disso, apenas explodiu. Conter a propagação tornou-se difícil. Nosso senso de crise naquela época era como o senso de crise em muitos países europeus, que estão combatendo a infecção hoje - um sentimento de estarem sobrecarregados.”

Super contágio

Coronavirus ministra do exterior da Coreia do SulEntre 19 de janeiro e 18 de fevereiro, a Coreia do Sul registrou um total de 30 casos e nenhuma morte. Esse lento aumento de infecções logo mudou. Em 18 de fevereiro foi o dia em que se registrou o 31º caso. Dentro dos próximos 10 dias, havia saltado para mais de 2.300 casos. O paciente 31 era o que se chama super espalhador - alguém que transmite a infecção a um número maior de pessoas.

Nos dias que antecederam o diagnóstico desse paciente, ela viajou para lugares lotados na cidade de Daegu e na capital, Seul. Ela então se envolveu em um pequeno acidente de trânsito e internou-se no hospital. Enquanto paciente, assistiu às reuniões da igreja em duas ocasiões e foi almoçar em um hotel com um amigo, apesar de apresentar febre. Apenas alguns dias após o diagnóstico do coronavírus, centenas de pessoas na igreja a que ela compareceu e nas áreas circundantes apresentaram resultados positivos. Super espalhadores como o Paciente 31 permitem que um vírus entre em ação e sirva de combustível para um surto.

Resposta coordenada

Embora a rapidez com que o COVID-19 tenha se espalhado na Coreia do Sul tenha surpreendido inicialmente as autoridades, estratégias bem estabelecidas foram logo adotadas. "Mas você precisa planejar e permanecer um passo à frente", diz a ministra. “Adotamos uma abordagem que envolveu todo o governo. O primeiro-ministro criou uma força-tarefa de todos os ministérios do governo e, crucialmente, também de todos os governos regionais e municipais - somos uma democracia muito descentralizada.”

Essa estratégia conjunta, envolvendo as diferentes autoridades regionais em todo o país, logo valeu a pena. “Quando uma região ficou sem leitos hospitalares, pedimos a outras províncias que abrissem leitos em seus hospitais. Quando os médicos acabaram, pedimos ajuda a médicos de outras regiões ”, continua ela.

Tempos de teste

Coronavirus na Coreia do Sul abr 2020A ministra da Coreia do Sul também explica que ser aberto com as pessoas e garantir sua confiança é de vital importância. "A chave do nosso sucesso tem sido a transparência absoluta com o público - compartilhando todos os detalhes de como esse vírus está evoluindo, como está se espalhando e o que o governo está fazendo a respeito, verrugas e tudo".

Em 2015, o país sofreu um surto repentino e inesperado de MERS - Síndrome Respiratória do Oriente Médio, que também é causada por um coronavírus. Foi o maior surto de MERS fora do Oriente Médio e teve 185 casos confirmados na Coreia do Sul. Também levou a uma firme convicção de que os testes deveriam constituir uma parte central de qualquer resposta a uma epidemia viral.

Então, quando o COVID-19 atingiu a Coreia do Sul, os testes se tornaram o curso de ação que parece ter separado o país de outras nações. "Os testes são absolutamente críticos com um vírus que viaja rapidamente como esse", diz Kang. “Testamos mais de 350.000 casos até agora - alguns pacientes são testados muitas vezes antes de serem liberados, para que possamos dizer que estão totalmente curados. No total, estamos falando de uma entre 145 ou uma entre 150 pessoas que foram testadas até agora ".

Olhando para o futuro

Ao contrário da Itália, China, Reino Unido e partes dos EUA, não houve bloqueio na Coriae do Sul. Fechou, no entanto, as escolas. Houve tentativas adiadas de reabri-las, mas elas devem ser reabertas proximamente.

“Nosso objetivo é abrir nossas escolas em 6 de abril - o direito à educação é uma parte crucial de nossos valores sociais. Adiamos a abertura da escola duas vezes, agora estamos dizendo que não podemos privar nossos filhos do direito de aprender. Isso significa que temos que fazer tudo nas próximas duas semanas para manter a propagação em um nível gerenciável.”

Apesar dessa mensagem otimista e determinada, ela também parece cautelosa. Superar o surto não significa que o coronavírus não represente mais uma ameaça, diz ela. "Mesmo com a abertura das escolas, percebemos que não será normal como antes do coronavírus. Normal após o vírus é parecer muito diferente. Isso ficará conosco por um longo tempo. Portanto, todos precisamos encontrar uma maneira de gerenciá-lo no nível do status quo.”

Em 9 de abril de 2020, a Coreia do Sul tinha 10.423 casos registrados de coronavírus e 204 mortes.

Fotos: Seul - Operários desinfetam praça. EPA. Ministra das Relações Exteriores, Kang Kyung-wha. Reuters.

*South Korea's Foreign Minister explains how the country contained COVID-19 - Reportagem publicada no site do World Economic Forum, em 31 de março de 2020, assinada por Sean Fleming. Reprodução permitida.

Outros artigos sobre o tema

O 'distanciamento social' não é um privilégio para todos

1 milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus no mundo

Qual o segredo da Coreia do Sul para vencer a guerra do coronavírus?

 

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto