Coronavirus pobres nos estados unidos

O colunista de opinião do The New York Times, Charles M. Blow, publicou hoje em alguns jornais um artigo instigador sobre o “distanciamento social”, em função da pandemia do coronavírus, que está constrangendo cerca de 3 bilhões e meio de pessoas no mundo a ficarem retidas em suas casas, longe do trabalho, das diversões, de parentes e amigos. O artigo levanta uma questão muito pertinente, porque parece fácil determinar que as pessoas se protejam do vírus, fiquem em casa, não se locomovam para o trabalho, coisas assim. Mas milhões de outras no mundo não podem aderir a esse privilegiado resguardo, porque não têm condições. Para elas, a escolha não existe. Se ficarem em casa, simplesmente não têm renda. E em poucos dias, não terão alimentos.

Vejamos o que Blow nos diz.

O distanciamento social é um privilégio*

A ideia de que esse vírus é um assassino de oportunidades iguais deve ser eliminada.

Charles M. Blow

As pessoas gostam de dizer que o coronavírus não faz distinção de raça, classe ou país, que a doença COVID-19 é irracional e infectará quem puder.

Em teoria, isso é verdade. Mas, na prática, no mundo real, esse vírus se comporta como os outros, gritando como um míssil que busca calor em direção aos mais vulneráveis da sociedade. E isso acontece não porque os prefere, mas porque estão mais expostos, mais frágeis e mais doentes.

A aparência da parte vulnerável da sociedade varia de país para país, mas nos Estados Unidos essa vulnerabilidade é altamente interceptada por raça e pobreza.

As primeiras evidências de cidades e estados já mostram que os negros são desproporcionalmente afetados pelo vírus de maneiras devastadoras. Conforme relatado pelo site ProPublica, no Condado de Milwaukee, Wisconsin, na manhã de sexta-feira, 81% das mortes eram de negros. Os negros representam apenas 26% desse município.

Quanto a Chicago, o WBEZ informou no domingo que “70% das mortes por COVID-19 são pessoas negras” e apontou sobre o Condado de Cook: “Enquanto os residentes negros correspondem a apenas 23% da população do condado, eles representam 58% dos as mortes do COVID-19."

O Detroit News informou na semana passada: "Pelo menos 40% dos mortos pelo novo coronavírus em Michigan até agora são negros, uma porcentagem que excede em muito a proporção de afro-americanos na região e no estado de Detroit". Se esse padrão for válido em outros estados e cidades, esse vírus poderá ter um impacto catastrófico sobre os negros deste país.

E, no entanto, ainda não estamos vendo uma abundância de cobertura noticiosa ou resposta governamental nacional que se concentre nessas disparidades raciais. Muitos estados nem sequer divulgaram dados específicos de raça sobre casos e mortes. O governo federal também não.

Em parte por esse motivo, ficamos com desinformação enganosa e mortal. A percepção de que se trata de uma doença dos jet-setters, (celebridades) ou uma doença de primavera, ou um "vírus chinês", como o presidente Donald Trump gosta de dizer, deve ser deixada de lado. A ideia de que esse vírus é um assassino de oportunidades iguais deve ser eliminada.

E devemos dispensar a insensível mensagem de que a melhor defesa que temos contra a doença é algo que cada um de nós pode controlar: todos podemos ficar em casa e manter distância social. Como apontou um relatório no mês passado pelo Instituto de Política Econômica, "menos de um em cada cinco trabalhadores negros e aproximadamente um em cada seis trabalhadores hispânicos são capazes de trabalhar em casa".

Como o relatório apontou, "apenas 9,2% dos trabalhadores no quartil mais baixo da distribuição de salários podem teletrabalhar, em comparação com 61,5% dos trabalhadores no quartil mais alto".

Se você tocar nas pessoas para viver, nos cuidados com os idosos ou nos cuidados com as crianças, se você cortar ou arrumar os cabelos, se limpar seus espaços ou cozinhar sua comida, se você dirige seus carros ou constrói suas casas, você não pode fazer isso de casa.

Ficar em casa é um privilégio. O distanciamento social é um privilégio. As pessoas que não podem fazer escolhas terríveis: ficar em casa e correr o risco de morrer de fome ou ir trabalhar e arriscar o contágio. E isso não está acontecendo aqui, está acontecendo com pessoas pobres em todo o mundo, de Nova Deli à Cidade do México.

Se vão para o trabalho, geralmente precisam usar transporte de massa lotado, porque os trabalhadores com baixos salários não podem necessariamente ter um carro ou chamar um táxi.

Essa é a vida dos trabalhadores pobres, ou dos que estão um pouco acima da pobreza, mas ainda lutando. Toda a nossa discussão sobre esse vírus está manchada de elitismo econômico. Nos comentários da mídia social sobre imagens de ônibus lotados e multidões de trabalhadores de entrega fora dos restaurantes, as pessoas castigam os negros e pardos por nem sempre estarem dentro, mas muitos dos que os castigam o fazem em casas confortáveis, com dinheiro e comida suficientes.

As pessoas não podem ter empatia com o que realmente significa ser pobre neste país, viver em um espaço muito pequeno com muitas pessoas, não ter dinheiro suficiente para comprar comida por um longo período ou em qualquer lugar para armazená-la, se o fizessem. As pessoas não sabem como é viver em com falta de comida, onde frutas e legumes frescos não estão disponíveis e em que o fast-food, com deficiência de nutrientes, é barato e existe em abundância.

As pessoas rapidamente criticam essas pessoas por se aglomerarem em restaurantes locais de fast food para pegar algo para comer. Nem todos podem se dar ao luxo de pedir o GrubHub ou o FreshDirect (sites de entrega direta de refeições).

Além disso, em uma nação onde muitos negros foram levados a sentir que suas vidas estão constantemente ameaçadas, a existência de outra produz menos pânico. A capacidade de entrar em pânico se torna um privilégio existente entre aqueles que raramente precisam fazê-lo.

Incentivo sinceramente todos os que podem ficar em casa, mas também tenho consciência de que nem todos podem ou desejam, e que não é simplesmente um desrespeito patológico pelo bem comum. Se você está abrigado em uma torre de marfim, ou mesmo em um confortável beco sem saída ou em um apartamento bem equipado, e sua maior preocupação é com tédio e restos de comida, pare de repreender aqueles que se coçam para sobreviver.

Outros artigos sobre o tema

*Social Distancing Is a Privilege - Artigo publicado em 06/03/2020, no The New York Times, Chicago Tribune e Internews Cast.

1 milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus no mundo

210 mihões na batalha contra o coronavírus

Qual o segredo da Coreia do Sul para vencer a guerra contra o coronavírus?

Coronavírus ameaça contaminar a economia global

The Racial Time Bomb in The Covid-19 Crisis - Charles M. Blow

Coronavirus wreaks havoc in African American neighbourhoods

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto