Comuniccao estrategicaUm tema sempre relevante para quem trabalha com comunicação é sobre o papel estratégico que ela deve desempenhar no contexto das organizações. A comunicação não é um mero setor, não é uma área estática e sem vida na empresa. Ela é fundamental e imprescindível para o negócio, para o clima da empresa e para mobilizar clientes e funcionários para o propósito da organização.

                 A estratégia é pelo menos tanto sobre o que uma organização não faz quanto sobre o que ela faz (R. Rumelt, "Good Strategy, Bad Strategy")

Muitas empresas não dão à comunicação a importância que merece e nem dimensionam as atividades dessa área como estratégicas para o negócio, muito provavelmente, porque não sabem, não conhecem o poder da comunicação. Confundem comunicação com os instrumentos ou meios, ou até tecnologias utilizadas para se comunicar, tanto com o público interno, quanto os demais públicos externos. Estratégia de comunicação, neste texto, é a concepção e implantação de uma solução de comunicação original para uma questão importante.

Mas a dimensão da comunicação como estratégica é muito mais do que isso. Daí por que chegou em boa hora o trabalho de pesquisa do jornalista Jorge Duarte*, Estratégia em Comunicação, aprofundando essa discussão, num momento em que todos os procedimentos voltados à comunicação estão sendo postos à prova num ambiente de crise e de caos, como o enfrentado desde o início de 2020, no mundo. Criar verdadeiras estratégias de comunicação empresarial ainda é um desafio para as organizações.

Estrategia em comunicacao jorge duarteO denso trabalho de Jorge Duarte, embora condensado em cerca de 80 páginas, contempla um capítulo sobre a comunicação nas organizações, particularizado a área de comunicação e as características da comunicação estratégica. Na sequência, o autor explica as múltiplas definições de estratégia; a distinção entre estratégia e tática, o que significa trabalhar com estratégia e a importante diferenciação entre Estratégia e Planejamento.

A obra se completa com uma ampla explanação sobre o conceito de estratégia; diagnóstico, desafio estratégico, tipos de estratégia e métodos para aprender ou aplicar estratégia nas atividades da empresa. Na última parte do trabalho, o autor explica o que seria a gestão estratégica, quem deve trabalhar dessa forma, atribuindo conceitos, falando de implementação e das mudanças na estratégia da empresa. Por fim, como gerenciar a estratégia da empresa, articulada sempre com a comunicação, além de explorar o componente político.

O mais importante de tudo isso é que o jornalista disponibilizou o seu trabalho para acesso livre, numa grande contribuição para o entendimento desse tema complexo na área de comunicação. Temos a convicção de que a leitura será de muita utilidade para profissionais não só de comunicação, mas para quantos se preocupam em implantar uma gestão com foco estratégico, uma necessidade em tempos de incerteza como o que vivemos.

*Jorge Duarte, jornalista, relações-públicas, Doutor em Comunicação. É professor, autor de vários livros sobre comunicação, diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Curador do Programa Avançado de Comunicação Pública da Aberje e Gerente de Comunicação Estratégica na Embrapa.

Acesse aqui a publicação Estratégia em Comunicação, de Jorge Duarte

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto