Capa FINAL EDITORAA Editora Atlas lança na segunda quinzena de agosto uma obra imprescindível para quem trabalha com gestão e comunicação. GESTÃO DE CRISES E COMUNICAÇÃO - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar crises Corporativas.

O livro aborda as principais questões relacionadas com a administração de crises corporativas, nas áreas pública e privada, e vem preencher uma lacuna na bibliografia de gestão de crises em língua portuguesa.

O autor, João José Forni, jornalista e professor de pós-graduação em cursos de Comunicação Pública e Empresarial, aborda o tema gestão de crises sob o prisma da gestão operacional e da comunicação.

Como diz o prefaciador, jornalista Miguel Jorge, é uma obra necessária. Gestão de Crises e Comunicação procura contemplar todos os aspectos que executivos e assessores de comunicação precisam conhecer para lidar com crises corporativas, tanto na área pública, quanto privada. O livro terá edição impressa e digital e será lançado no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, em 21 de agosto, a partir das 19h30.

O autor, com larga experiência em gestão e comunicação corporativa, há mais de dez anos se concentra em acompanhar e estudar a maioria das grandes crises corporativas ocorridas no Brasil e no mundo. O livro resulta de anos de experiência com crises corporativas, enfrentadas pelo autor, na vida profissional, apoiado por um denso e minucioso levantamento bibliográfico de dezenas de publicações, além de análises de cases de crise e entrevistas com especialistas, do Brasil e do exterior.

O resultado é um livro de leitura indispensável para empresários, gestores públicos, profissionais de comunicação, pesquisadores e alunos de administração, marketing e comunicação. O autor procurou utilizar uma linguagem acessível, em estilo jornalístico, para poder falar de um tema complicado, um tanto ausente das discussões nas reuniões de gestores ou nos planos estratégicos das empresas.

O novo lançamento da Editora Atlas, Gestão de Crises e Comunicação, tem prefácio do jornalista Miguel Jorge, e se divide em seis partes. Cada uma constitui um painel independente, como se fosse um livro temático e pode ser lida isoladamente:

  • Conceito, origem e tipos de crise: afinal, o que vem a ser uma crise? Crise é um problema? De onde vêm as crises? Quais as áreas com maior incidência de crises, nas corporações atuais?
  • Reputação e imagem: um estudo sobre o efeito perverso das crises na reputação de pessoas e organizações. Por que a reputação é tão importante de ser preservada nas crises?
  • Prevenção de crises: é possível evitar as crises? Ou são inevitáveis? O autor ensina como criar mecanismos de prevenção que possam evitar as crises ou, pelo menos, minimizá-las;
  • O processo de gestão de crises: um denso estudo sobre como é concebida a boa gestão de crises, elegendo alguns elementos-chave que figuram como dicas para o gestor poder conduzir uma situação de crise;
  • Comunicação de crise e relações com a mídia: esta uma das competências mais fundamentais para o executivo conseguir administrar bem uma crise. Não há possibilidade de gerenciar bem uma crise sem cuidar do pilar da comunicação; a difícil tarefa de enfrentar a mídia, em momentos difíceis para a empresa ou o governo;
  • A Sociedade Vigiada: aborda a internet, novas tecnologias, vazamentos e o admirável mundo novo das redes sociais.

No Brasil, o tema gestão de crises ficou muito limitado aos profissionais de relações públicas e jornalismo ou aos especialistas das áreas operacionais. Executivos e gerentes, em geral, não se especializaram numa competência que hoje se torna indispensável para momentos críticos do mundo empresarial e globalizado.

Gestão de Crises e Comunicação procura trazer os gestores – CEOs, executivos, gerentes –, junto com o pessoal de comunicação -  para o cenário das crises, porque o livro deixa bem claro que gerenciar a crise não é uma atribuição do pessoal da comunicação. Mas do gestor. Por isso, a ênfase à liderança, ao papel do líder nos momentos conturbados da empresa

O tema tratado neste livro é essencial na bibliografia de administração, gestão e comunicação corporativa. Executivos, autoridades públicas, políticos, empresários, gerentes, gestores de governo encontrarão informações e análises relevantes sobre como evitar e administrar crises corporativas e públicas.  

Profissionais da área de comunicação organizacional, como publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing e cultura; estudantes, pesquisadores e empresas de comunicação corporativa, além de conhecer uma densa bibliografia de gestão de crises, terão acesso a dicas práticas de como se planeja, administra e executa a comunicação nos momentos críticos.  

Atualizado com análises e comentários das últimas grandes crises corporativas do mundo, o livro contempla mais de 50 cases de crise, sendo 34 compondo box ao longo dos textos, separadamente; consta ainda um Apêndice com roteiros de manual de gerenciamento de crises e modelos de comunicados para a imprensa e de auditoria.

Gestão de Crises e Comunicação é uma obra para ser lida e debatida no ambiente profissional, um verdadeiro Manual de Crises, principalmente para quem se preocupa com resultados e não quer ser surpreendido por acontecimentos negativos sem estar preparado.

Veja mais detalhes do livro e sumário no site da Editora Atlas. 

GESTÃO DE CRISES E COMUNICAÇÃO
O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar Crises Corporativas

Autor: João José Forni

Prefácio: Miguel Jorge

Editora: Atlas (2013)

Edições impressa e digital

Páginas: 320

Edição impressa e digital

Preço: R$ 69,00 (Preço promocional no site da Editora - R$ 55,20)

Lançamento: segunda quinzena de agosto de 2013

CONVITE DIGITAL FINAL

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto