world press photo 2014O americano John Stanmeyer foi o vencedor do World Press Photo de 2014, com a fotografia dos imigrantes africanos com telefones estendidos para o céu na esperança de captar um último sinal de rede, durante a noite.

Iluminada unicamente pela luz da lua e pelas telas dos celulares daqueles que estão prestes a procurar "uma vida melhor", a foto foi tirada em fevereiro de 2013, em uma praia em Djibouti, local de trânsito dos imigrantes vindos da Somália, Etiópia e Eritreia.

World Press photo procissão FilipinasDois fotógrafos que trabalham para Agence France-Presse também foram premiados em duas categorias: Philipe Lopez na categoria "Atualidades", com a fotografia de uma procissão, nas Filipinas, durante um tufão; e Jeff Pachoud em "Revistas de Esportes".

A foto de John Stanmeyer "é a síntese dos tempos atuais e está ligada a tantas outras questões: ela abre a discussão sobre a tecnologia, a globalização, a migração, a pobreza, a alienação, a Humanidade", declarou um membro do júri, Jillian Edelstein. Outro membro do júri, presidido por Gary Knight, da agência Photo VII, afirma esta imagem dá uma ideia diferente dos imigrantes.

A foto não tem apenas o valor plástico e artístico. Ela tem uma grande mensagem jornalística, afinal, a essência do trabalho do fotojornalismo. "Tantas fotos de imigrantes mostram pessoas desalinhadas e patéticas, mas esta imagem não é tão romântica, e por isso ela é digna", disse Susan Linfield.

Stanmeyer, nascido em Illinois, nos Estados Unidos, trabalhou por muitos anos na Ásia e África, cobrindo a devastação causada pelo tsunami e a guerra civil no Sudão.

Cerca de 100 mil imagens foram submetidas ao júri por 5.754 fotógrafos de 132 países. O júri escolheu premiar 53 fotógrafos de 25 nacionalidades, em nove categorias.

Veja a galeria das fotos premiadas.

Veja a história completa do World Press Photo.

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto