Rumo Certo Programa Sebrae set 2022Fala-se muito hoje em gestão de crises, mas é preciso entender que tipo de crise a empresa precisa cuidar, pela prevenção, o monitoramento ou uma apurada gestão de riscos. A rigor, os problemas do dia a dia não são considerados crises, do ponto de vista corporativo. As empresas enfrentam problemas todos os dias. Nem por isso o fato representa uma ameaça ao seu “Cor Business”, porque ela sabe como resolver esses problemas, muitas vezes sem que sequer os clientes e empregados fiquem sabendo.

No conceito clássico de crise corporativa está implícito um fato negativo que representa uma ameaça grave ao negócio da empresa ou à vida das pessoas. Coloca o seu futuro em risco. Para que isso seja detectado preventivamente, os governos, a organizações precisam de um contínuo e estruturado gerenciamento de risco. As crises não necessariamente precisam acontecer para se fazer a gestão. A rigor, a gestão de crise deveria ser uma prática rotineira das organizações, começando pela prevenção e preparação. Caso ela aconteça, a empresa estaria na segunda fase, da Resposta à crise. O que implica também uma boa preparação.

Em entrevista ao programa Rumo Certo, do Canal Empreender da BAND, em parceria com o SEBRAE, conversamos com o apresentador Sebastião Garcia sobre um tema recorrente na administração dos negócios - Gestão de Crises e Comunicação - com foco nas pequenas e médias empresas, principalmente. 

Na entrevista, procuramos esclarecer o que realmente significa fazer Gestão de Crises. E o outro lado, também muito importante, sobre o papel da comunicação na hora da crise. Além dessa entrevista, outras conversas e depoimentos sobre diversos temas de gestão de crises e comunicação estão também disponíveis no canal do You Tube do titular, que pode ser acessado por aqui. Vasto material também pode ser encontrado no site especializado em gestão de crises www.comunicacaoecrise.com, onde o interessado encontra um vasto material teórico sobre o tema e análises sobre os principais 'cases' de crises ocorridos no Brasil e no mundo, nos últimos 15 anos.

Quem desejar se aprofundar ainda mais no tema, o livro "Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam saber para Enfrentar Crises Corporativas." (Editora Atlas, 2019, 3ª edição) é um dos mais completos manuais de gerenciamento de crises em português, atualizado com os mais significantes 'cases' de crise ocorridos até 2019 no mundo. São 30 casos de crise analisados em Box, totalizando cerca de 50 mencionados no livro. Pode ser adquirido nas principais livrarias online ou diretamente no site acima, mediante pedido na página de contato.

Assista à entrevista completa no Canal Empreender da BAND

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto